Com o avanço da mobilidade elétrica no Brasil, mais condomínios estão instalando estações de recarga para carros elétricos (EV). Mas isso traz novas responsabilidades de segurança, especialmente para garantir que o condomínio obtenha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) sem falhas. Neste guia, explico as normas mais recentes, requisitos legais, custos envolvidos e boas práticas para que seu condomínio esteja em conformidade.
Normas e Regulamentações Recentes
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A Diretriz Nacional SAVE (Sistema SAVE: Segurança contra Incêndio em Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos), elaborada pelo CNCGBM/LIGABOM, foi publicada em 26 de agosto de 2025, definindo requisitos mínimos para segurança de garagens com postos de recarga.
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A partir de fevereiro de 2026, os condomínios terão 180 dias para se adequarem às novas regras da diretriz nacional que abrangem tanto edificações novas quanto existentes.
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No Rio de Janeiro, a Nota CHEMG 326/2025 do CBMERJ exige que carregadores respeitem normas como ABNT NBR 5410, ABNT NBR 17019 e que o projeto seja feito por profissional habilitado.
Principais Requisitos para Cumprir o AVCB
Com base nas normas recentes, estes são os principais itens que condomínios devem considerar:
| Requisito | O que exige | Observações |
|---|---|---|
| Normas Técnicas | ABNT NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão), NBR 17019 (infraestrutura para EV), NBR IEC 61851-1 (sistemas de recarga de veículos elétricos). | Fundamental para que o laudo de projeto seja aceito. |
| Modos de recarga permitidos | Apenas modo 3 (wallbox) e modo 4 (rápida) serão permitidos em garagens. | Evita o uso de tomadas simples ou adaptadores improvisados, que têm maior risco de sobrecarga ou falha. |
| Disjuntor exclusivo | Cada ponto de recarga deve ter disjuntor dedicado e proteção contra sobrecarga e curto-circuito. | Importante também considerar Dissipação de calor, uso de cabos adequados. |
| Desligamento manual | Deve existir um dispositivo de desligamento manual de energia próximo à vaga de recarga (normalmente até 5 metros de distância). | |
| Sistemas de detecção de incêndio | Para garagens novas, será exigido sistema de detecção, sprinklers e exaustão mecânica de fumaça. | |
| Sinalização e identificação | Placas, avisos de segurança, identificação clara dos disjuntores e pontos de recarga. |
Desafios e Custos Envolvidos
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A adaptação elétrica e estrutural de garagens antigas pode demandar obras significativas, instalação de sprinklers, adequação de exaustores, etc.
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Custos estimados de adaptação para alguns condomínios podem chegar a R$ 200 mil dependendo do tamanho, localização, número de vagas de recarga e estado da infraestrutura elétrica existente.
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Há críticas de entidades como o SindusCon-SP, que alegam que algumas exigências podem ser muito rígidas para edifícios antigos, demandando soluções específicas ou alternativas.
Boas Práticas para Síndicos e Administradores
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Projeto técnico completo: contratar profissional habilitado (engenheiro eletricista ou empresa especializada), fazer laudo, ART, etc.
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Planejamento elétrico: calcular carga, verificar se o quadro elétrico suporta os carregadores previstos.
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Escolha de equipamento certificado: carregadores homologados, materiais com certificação e cumprimento das normas.
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Manutenção preventiva regular: inspeções, testes de disjuntores, revisão de conexões, limpeza dos pontos de recarga.
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Assembleia condominial & transparência: comunicar aos condôminos custos, responsabilidades, aprovação de modificações na infraestrutura comum.
A chegada dos veículos elétricos nos condomínios exige uma nova abordagem de segurança e conformidade. Para garantir o AVCB, não basta instalar carregadores; é essencial que todo o sistema esteja de acordo com as normas técnicas, que os equipamentos sejam seguros, o projeto seja feito corretamente e que se tenham sistemas de prevenção contra incêndio — como sprinklers, detectores, desligamento e sinalização.
👉 Para evitar reprovações, multas ou maiores custos de adaptação, entre em contato com a CMHF. Solicite um orçamento via WhatsApp ou pelo e-mail [email protected].
